08/09/2021
A Jornada do cliente
O cliente é um dos se não o principal fator para que ocorra uma venda por meio da sua loja virtual, conhecer seus clientes e o processo que acontece desde o momento em que ele descobre a sua loja até o momento em que ele efetua a compra e recebe o produto é fundamental para otimizar suas vendas e performar melhor, este processo é chamado jornada do cliente e ele acontece em 4 etapas:
Descoberta: É a etapa em que o cliente possui uma curiosidade ou duvida, quando o cliente não necessariamente conhece sua empresa e seus produtos ou serviços mas é impactado por eles, seja com uma promoção de mídias, google ou demais plataformas;
* Manter seus produtos, serviços e campanhas em plataformas onde seus clientes podem estar é ideal para esta etapa.
Consideração: É quando o consumidor compreende seu problema ou necessidade de algo em especifico e passa a procurar uma solução para sanar essa questão;
* Ter anúncios bem elaborados e com clareza nas informações ajudam os consumidores a entender melhor suas necessidades com base no que seus produtos ou serviços podem oferecer.
Conversão: Com o problema identificado, o cliente então efetua a compra de seu produto ou serviço para resolver o problema, nesta etapa vemos um cliente bem mais amadurecido já tendo identificado e recorrido a resolver sua questão;
* Com sua facilidade e rapidez na entrega de seus produtos ou realização dos seus serviços traz mais segurança ao cliente da qualidade que será entregue pelos mesmos.
Fidelização: Etapa onde o cliente já teve um contato e uma conclusão de seus produtos ou serviços, neste estágio é importante manter um contato com os clientes para que eles tenham um bom relacionamento com sua marca e recorra as suas soluções para atender as necessidades deles.
* Manter seus clientes atualizados sobre o que sua marca pode oferecer juntamente de entender mais sobre a experiência que seus consumidores tiveram é crucial para esta etapa.